Barreiras

Apresentação

Alagoas possui áreas de divisa com outros estados, como Sergipe, Bahia e Pernambuco, podendo haver trânsito intenso atravessando estes estados, vindos de Tocantins, Piauí, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraíba e Mato Grosso. Todo este trânsito implica na vulnerabilidade à introdução de doenças e pragas de notificação compulsória, determinando a criação de um sistema de fiscalização bem estruturado com três barreiras zoofitossanitárias fixas e uma fitossanitária, buscando preservar a segurança do Estado.

Nossas barreiras estão dispostas de maneira estratégica, próximo às divisas entre Estados, como em importantes rodovias de Alagoas. Esta distribuição viabiliza uma fiscalização eficaz na prevenção a doenças e riscos de introdução de pragas, das quais nosso Estado e considerado livre.

 

O que é barreira sanitária

Barreira sanitária é o posto fixo que tem o intuito de controlar, fiscalizar e monitorar o trânsito de animais, vegetais, com o objetivo de mitigar ou eliminar a disseminação de pragas e enfermidades no estado de Alagoas, bem como, insumos, seus produtos, subprodutos e resíduos.

 

Serviços oferecidos:

Fiscalização da utilização de numerários de GTA e formulários de GTA;

Recepção, devolução/destruição, fiscalização de cargas (animal, vegetal e POAs) nas divisas do Estado;

Fiscalização volante.

 

Localização

São Jose da Lage – BR 104, KM 09;

Novo Lino – BR 101, KM 00 (temporariamente indisponível);

Palmeira dos Índios – BR 316 - Trevo com AL 115; 

Porto Real do Colégio – BR 101, KM 250.

 

Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (82) 3315-2780 – Ramal 205

 

Legislação

As ações desenvolvidas pelos agentes de fiscalização em nossas barreiras são respaldadas na legislação vigente, referente à fiscalização e consequentes medidas acautelatórias que asseguram a introdução e o trânsito seguro de vegetais, animais, suas partes, produtos e subprodutos, no território alagoano.

Leis e Decretos referentes ao Trânsito de Animais, Vegetais e Inspeção de Produtos Agropecuários e suas penalidades:

 

 

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu