» Página Inicial Sala de Imprensa Campanha de vacinação contra a raiva animal é prorrogada em Alagoas
06/09/2019 - 13h45m

Campanha de vacinação contra a raiva animal é prorrogada em Alagoas

Adeal decide prorrogar a imunização contra a doença até o dia 30 de setembro.

Campanha de vacinação contra a raiva animal é prorrogada em Alagoas

Campanha de vacinação contra a raiva animal segue até o dia 30 deste mês. Foto: Ascom Adeal

Texto de Paula Nunes

Os herbívoros dos sete municípios com casos confirmados da raiva animal em Alagoas, que ainda não foram vacinados, podem receber a prevenção antirrábica até o dia 30 de setembro deste ano. Isso porque, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a doença, devido às dificuldades encontradas pelas lojas de produtos agropecuários para manter os estoques do produto.

No primeiro semestre de 2019, Alagoas registrou oito casos confirmados de raiva animal nas cidades de Quebrangulo, Chã Preta, Penedo, Viçosa, Campo Grande, Palmeira dos Índios e Piaçabuçu. A campanha de vacinação será dividida em duas etapas, e é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Prorrogada, a primeira etapa segue até o dia 30 deste mês, e visando imunizar os herbívoros (bovinos, ovinos, caprinos e equinos) dos municípios com casos confirmados da doença. A segunda, por sua vez, abrangerá os municípios não atingidos pelo vírus. A vacina antirrábica é uma das principais maneiras de controlar a raiva em áreas rurais e urbanas, e a expectativa da Adeal é vacinar 100% dos rebanhos.

O médico veterinário da Adeal, Adauto Mariz, é capacitado para procedimentos da doença, e explica que o vírus da doença entra no organismo dos animais através de lesões da pele, provocadas pela mordedura de um outro animal doente, que elimina o vírus na saliva.

Ele recomenda que não se introduza as mãos na boca de qualquer espécie de animal com sintomatologia nervosa, sem o uso de luvas apropriadas. “É de grande relevância que a população saiba da importância da doença e dos riscos oferecidos pelo vírus à saúde dos seres humanos que manipulam animais com sinais característicos, sem a devida proteção. Não só os animais de produção, mas também os animais domésticos que convivem diariamente com o homem, são susceptíveis ao vírus e capazes de transmiti-lo”, garante Mariz.

Carlos Mendonça Neto, diretor-presidente da Adeal, destaca que a prorrogação da campanha foi necessária, pois a falta de vacinas nas lojas agropecuárias de Alagoas é decorrente do crescimento da demanda pelo produto. Ele lembra que doença também é responsável por enormes prejuízos econômicos, além de ser considerada uma das mais importantes zoonozes em saúde pública.

“Essa campanha é de grande importância, pois é primordial que a Adeal tenha um maior controle, com medidas preventivas como a vacinação, além do atendimento a focos e ações de educação sanitária”, disse.

Explica ainda que quando há a suspeita de animais com raiva, a equipe de técnicos da Adeal se desloca até a propriedade e realiza toda a investigação, coletando material para exame laboratorial, fazendo também todo processo de atendimento a foco. “Nosso corpo técnico está preparado para realizar todo esse procedimento e manter Alagoas segura”, finalizou o diretor-presidente do órgão.

Vacinação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) preconizou para o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, a utilização da vacina inativada. Nos animais vacinados pela primeira vez, devem ser dadas duas doses, com intervalo de 30 dias, sendo que a idade para a primeira vacinação deve ser a partir dos 3 meses.

Para bezerros nascidos de mães vacinadas, os anticorpos provenientes do colostro permanecem em níveis satisfatórios até esta idade, porém, para bezerros de mães não vacinadas, a aplicação da primeira dose deve ser feita logo ao nascer, o que irá contribuir para uma boa imunização após as doses futuras. A revacinação é feita anualmente ou semestralmente de acordo com a ocorrência da doença na região.

Da mesma forma que para a vacinação da febre aftosa, os proprietários devem comprar a vacina e aplicar em seus animais, em seguida dirigem-se ao escritório da Adeal mais próximo e declarar a imunização, apresentando a nota fiscal de compra da vacina. A falta de comprovação da vacinação implica em medidas punitivas, incluindo multas.

Raiva animal

A doença pode infectar qualquer mamífero, inclusive o humano, por meio da saliva, mordedura ou arranhões, sendo fatal nos casos em que não é dada a assistência médica em tempo hábil. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar atendimento médico.

Raiva em humanos

Os seres humanos são infectados pela raiva ao entrarem em contato com a saliva de animais com o vírus. Essa transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.Em caso de possível exposição ao vírus da raiva, é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente e sabão. A pessoa infectada pela raiva precisa procurar atendimento médico para tomar a vacina e soro logo após o incidente. A vacina não tem contraindicação.