Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 JANEIRO Adeal alerta consumidores para consumo de produtos de origem animal
22/01/2014 - 12h35m

Adeal alerta consumidores para consumo de produtos de origem animal

Carimbos dos serviços de inspeção nas esferas municipal, estadual e federal devem estar presentes nos rótulos das embalagens

Adeal alerta consumidores para consumo de produtos de origem animal

Dorgival Junior - repórter
O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) alerta a população que não consuma produtos de origem animal que não tenham nos seus respectivos rótulos carimbos dos órgãos oficiais de inspeção.

“A população deve ficar atenta ao comprar os produtos de origem animal. Ao adquirir leite, carne, ovos, pescados e mel, bem como seus derivados, o consumidor deve observar a existência dos carimbos de inspeção com as siglas SIM, SIE e SIF. Essa é a garantia da procedência destes alimentos”, declarou a fiscal estadual agropecuária/ médica veterinária da Adeal, Lara Campelo.

De acordo com a fiscal, por serem mais perecíveis e com maior potencial para causar doenças transmissíveis por alimentos (DTA), os produtos de origem animal precisam passar, obrigatoriamente, por inspeção industrial e sanitária por parte dos médicos veterinários do serviço oficial.

Lara Campelo reforçou ainda que a Legislação Sanitária Brasileira é fundamenta em critérios internacionais, sendo considerada rigorosa em comparação a alguns países do mundo.

“Esse rigor deve, no mínimo, ser mantido nas legislações municipais e estaduais que, por razões específicas, podem aumentar o nível de exigência sem jamais ser menos exigente que a lei federal”, reforçou a fiscal da Adeal.

Segundo ela, a aplicação das regras previstas na legislação pelas empresas fabricantes de produtos de origem animal e a fiscalização dessas indústrias pelos serviços de inspeção objetivam oferecer a comunidade produtos com a devida segurança alimentar.

 

Ações do documento