Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2014 JANEIRO Laudo laboratorial confirma presença de helicoverpa armigera em Alagoas
15/01/2014 - 11h49m

Laudo laboratorial confirma presença de helicoverpa armigera em Alagoas

Adeal e demais órgãos agropecuários do Estado elaboram plano de ação no combate ao avanço da praga em solo alagoano

Laudo laboratorial confirma presença de helicoverpa armigera em Alagoas

Dorgival Junior - repórter

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que o laudo do laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Rio Grande do Sul, confirmou a presença da praga Helicoverpa armigera em Alagoas.

Amostras da lagarta foram colhidas em uma inspeção fitossanitária realizada, em novembro passado, pela gerência da Defesa Vegetal da Adeal juntamente com fiscais da Superintendência Federal de Agricultura em Alagoas (SFA-AL) no município de Limoeiro de Anadia.

Em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios de Limoeiro de Anadia e de Arapiraca, foi realizada a erradicação da área atacada pela lagarta utilizando máquina agrícola com objetivo de eliminar a praga na área atacada e evitar assim novas gerações da praga.

Outra medida adotada foi um levantamento fitossanitário da área perifocal num raio de dez quilômetros da propriedade foco, realizado nos dias de 16 a 18 do mês de dezembro de 2013 pelos fiscais da Adeal com parceria da Prefeitura Municipal de Arapiraca e Limoeiro de Anadia.

Neste levantamento, foram detectadas a presença praga em outras propriedades rurais em culturas do feijão, caupi, amendoim, quiabo e pimentão. Amostras foram coletadas em cada cultura sendo enviadas ao laboratório de entomologia da Ufal para obtenção do adulto e posterior confirmação da praga Helicoverpa armigera.

Para iniciar um trabalho de combate a praga em Alagoas, foi formada uma comissão composta pela Adeal, SFA-AL, Embrapa e Seagri com o objetivo de elaborar um plano de supressão da praga em cumprimento da legislação vigente.


Ações do documento