Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 JULHO Capacitação define condução de sorologia de brucelose em Alagoas
19/07/2017 - 08h41m

Capacitação define condução de sorologia de brucelose em Alagoas

Foram sorteadas 650 propriedades em todo o Estado e, aproximadamente, 3.500 animais para participar da pesquisa

Capacitação define condução de sorologia de brucelose em Alagoas

Veterinários da Adeal, que atuarão na pesquisa, participaram da capacitação

Texto de Dorgival Junior

Em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA-AL), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou, esta semana, a capacitação dos médicos veterinários que atuarão no inquérito soroepidemiológico para brucelose bovina e bubalina, que será realizado este ano no Estado.
 
No encontro técnico, realizado na Federação da Agricultura, o professor da USP (Universidade de São Paulo),José Soares Ferreira Neto, coordenador do Centro Colaborador em Saúde Animal do Mapa, definiu os parâmetros para condução do inquérito soroepidemiológico que deverá ser realizado, a partir de agosto, em 650 propriedades rurais do Estado.
 
As áreas que irão participar da pesquisa foram escolhidas de forma aleatória e por meio de sorteio, de acordo com informações da base de dados do Sidagro e que foi atualizado na última etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Foram levados em consideração aspectos epidemiológicos, fatores de risco e caracterização agroprodutiva.
 
A sorologia será realizada em fêmeas de bovinos e bubalinos com mais de dois anos de vida. De um plantel de 435 mil animais existentes em Alagoas nesta faixa etária, aproximadamente 3.500 serão analisados.
 
Para a realização da sorologia, o Estado foi dividido em duas áreas. Na primeira, onde há uma maior concentração de animais de corte, constam 64 municípios. Já na segunda, onde há um número maior de bovídeos destinados à produção de leite, serão contemplados 38 municípios.
 
“Além da sorologia para a brucelose, iremos fazer um questionário que será aplicado nas propriedades para a coleta de dados e atualização do sistema. Com o resultado deste inquérito poderão ser definidas melhores estratégias para reduzir a prevalência da doença e assegurar uma maior rentabilidade da nossa pecuária”, afirmou o presidente interino da Adeal, Ironaldo Monteiro.
Ações do documento

vacinacao-aftosa-2017.jpg

link sidagro produtor (2).jpg

imagem manual-produtor.jpg

Apoio