» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 NOVEMBRO Agricultores e estudantes participam de vacinação assistida contra aftosa em escola agrícola
24/11/2017 - 09h10m

Campanha termina na próxima quinta-feira, dia 30 de novembro

Vacinação foi acompanhada por agricultores, estudantes e autoridades locais - Ascom Adeal

exto de Dorgival Junior

A Adeal realizou na Escola Agrícola São Francisco de Assis, localizada no município de Junqueiro, a vacinação assistida de animais de zero a dois anos de vida contra a febre aftosa. A ação, promovida em parceria com a Prefeitura Municipal, foi acompanhada por agricultores familiares locais e estudantes da unidade de ensino.

A iniciativa fez parte da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2017 e que teve início em 1º de novembro e termina na próxima quinta-feira, dia 30. A meta é imunizar 100% do rebanho bovino e bubalino na faixa etária até 24 meses de vida.

“Temos nesta etapa o diferencial na vacinação que é mais um passo dado para a conquista do status de zona livre sem vacinação”, anunciou Augusto César Jatoba, presidente da Adeal.

Além da presença do presidente da agência de defesa, que também representou o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, a ação contou com a participação do prefeito de Junqueiro, Carlos Augusto Almeida, entre outras lideranças do município.

“Promover uma ação deste porte, com a participação da Adeal, é importante para o nosso município, proporcionando também a interação entre agricultores e estudantes da escola agrícola. A pecuária tem papel fundamental para o desenvolvimento de Junqueiro que é um município 70% rural”, salientou o chefe do Executivo.

A Adeal alerta que o criador, independente de não ter tido animais para vacinar nesta etapa, que ele continua sendo obrigado a declarar todo o rebanho nos escritórios do órgão, atualizando os dados cadastrais.

Brucelose

Aproveitando a presença de criadores e de estudantes da escola agrícola, técnicos da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de São Miguel dos Campos, que organizaram a mobilização em Junqueiro, fizeram a vacinação de animais contra a brucelose restrita apenas para as bezerras com idade de três a oito meses de vida. A ação teve o propósito de alertar os produtores rurais sobre a imunização dos animais contra a doença.

“É importante esta conscientização do criador, lembrando que a vacinação de brucelose deve ser feita por um profissional devidamente qualificado e credenciado na Adeal”, afirmou o assessor executivo de Defesa Agropecuária da Adeal, Ironaldo Monteiro.

Na oportunidade, após as vacinações, os técnicos da Adeal fizeram uma palestra sobre as ações do órgão de defesa agropecuária e sobre a importância da vacinação contra a aftosa e a brucelose para garantir a sanidade do rebanho alagoano.

“Receber estas informações só reforça nosso compromisso em vacinar os animais contra a aftosa e brucelose. Somos pequenos, mas fazemos sempre a nossa parte, estando atentos aos prazos de vacinação”, declarou Albertina Lúcia, agricultora familiar e presidente da Associação do Povoado Retiro.

vacinacao-aftosa-2017.jpg

link sidagro produtor (2).jpg