Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 DEZEMBRO Adeal certifica primeira depuradora de ostras de AL
05/12/2018 - 11h10m

Adeal certifica primeira depuradora de ostras de AL

Unidade, localizada no município de Coruripe, tem capacidade de beneficiar 400 kg de moluscos

Adeal certifica primeira depuradora de ostras de AL

Texto de Dorgival Junior

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realiza, no próximo dia 13, a partir das 09h, a entrega oficial do Certificado de Registro de Estabelecimento a primeira estação depuradora de moluscos bivalvares (ostras) do Estado. 

Localizado no povoado Barreiros, na Rua São Francisco, nº 192, zona rural do município de Coruripe, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS foi certificada pelo órgão de defesa – pelo período de um ano – para trabalhar com o processamento de ostras vivas.

A depuradora, que conta com a capacidade de beneficiar 400 quilos de moluscos, terá a matéria-prima oriunda de seis cultivos comunitários de Alagoas, situados nos municípios de Coruripe, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antonio, Barra de Camaragibe e Roteiro, além de Porto de Pedras. 

O sistema de cultivo nestes criatórios (associações comunitárias) é do tipo “mesa” ou “cama” que são estruturas em PVC instaladas nos estuários de cada região. Neles, as ostras passam de oito a dez meses até atingirem o tamanho comercial médio que é de aproximadamente oito centímetros. 

Criado em 2003, o IABS é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Seu objetivo permanente é contribuir para o bem estar social, o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades em níveis local, regional, nacional e internacional. 

 
Ações do documento