Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 MAIO Prazo para vacinação contra febre aftosa encerra dia 31 de maio
18/05/2018 - 13h10m

Prazo para vacinação contra febre aftosa encerra dia 31 de maio

Meta do Governo do Estado é vacinar 100% do rebanho de 1,2 milhão de bovinos e bubalinos

Prazo para vacinação contra febre aftosa encerra dia 31 de maio

Fiscais da Adeal acompanharam vacinação em área de assentamento rural Foto: Dorgival Júnior

Texto de Dorgival Junior

A Adeal lembra ao criador alagoano que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2018 será encerrada no próximo dia 31 de maio. O prazo não será prorrogado. A meta do Governo do Estado é vacinar 100% do rebanho alagoano que é formado por mais de 1,2 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos.

A Adeal esclarece ainda que o criador que não fizer a vacinação estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.

Após o fim do prazo da vacinação, o criador tem até o dia 15 de junho para fazer a declaração nos escritórios da Adeal ou no site do órgão, caso já tenha feito o cadastro. Para isso, ele deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina, assim como, os documentos pessoais de identificação do produtor rural.

Assistida

Na quinta-feira passada, 17, técnicos da Adeal acompanharam uma vacinação assistida de animais no Assentamento Ipê Amarelo, zona rural do município de Atalaia, onde foram vacinados animais de agricultores familiares da comunidade agrícola.

“A vacinação assistida faz parte do plano de ação elaborado pela Adeal para esta etapa da campanha contra a febre aftosa . Nesta ação, acompanhamos todo o processo de aplicação da vacina. O criador vem fazendo o papel dele, vacinando e declarando na Adeal”, enfatizou o presidente do órgão de defesa, Augusto César Jatoba.

 

 

Ações do documento