Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 NOVEMBRO Técnicos da Adeal realizam vacinação assistida em Atalaia
22/11/2018 - 13h25m

Técnicos da Adeal realizam vacinação assistida em Atalaia

Mais de 400 animais, com idade até 24 meses, foram imunizados contra a febre aftosa na Fazenda Paissandu

Técnicos da Adeal realizam vacinação assistida em Atalaia

Mais de 400 animais foram vacinados contra aftosa na Fazenda Paissandu - Fotos Ascom Adeal - Dorgival Junior

Texto de Dorgival Junior

Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizaram, nesta quinta-feira, 22, a vacinação assistida de animais na Fazenda Paissandu, localizada na zona rural do município de Atalaia. Na oportunidade, foram imunizados mais de 400 bovinos com idade até 24 meses de vida.

A ação de campo foi acompanhada pelo presidente do órgão estadual de defesa agropecuária, Ironaldo Monteiro, além do superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, Alay Correia.

“É mais uma ação que realizamos nesta etapa da campanha de vacinação, que é restrita para bovinos e bubalinos com até dois anos de vida. Nosso objetivo é estimular a vacinação dos animais. O criador tem feito o papel dele vacinando e declarando na Adeal. É importante não deixar para a última hora já que o prazo para a vacinação se encerra no próximo dia 30 de novembro”, afirmou o presidente da Adeal. 

O agropecuarista e proprietário da Fazenda Paissandu, Osman Soares também destacou a necessidade de todos os criadores – independente do tamanho do rebanho – vacinarem os animais contra a aftosa. 

“Essa vacinação tem uma importância imensa para o criador. Vacinando nosso rebanho contribuímos para que Alagoas dê um passo a mais no seu status sanitário e avance para a zona livre da febra aftosa sem vacinação. Mas é preciso que todos os criadores e o poder público caminhem juntos nesse processo. Nós vacinamos nossos animais todos os anos nas duas etapas”, declarou Osman Soares. 

aftosa4

Prazos

Nesta segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que teve início no dia 1º de novembro e que segue até o próximo dia 30, devem ser imunizados aproximadamente 500 mil animais em Alagoas. 

Por determinação do Ministério da Agricultura, nesta etapa e a exemplo do que ocorreu em novembro do ano passado, deverão ser vacinados apenas bovinos e bubalinos de zero a dois anos de vida. 

Apesar de a vacinação ser limitada até 24 meses de idade, o criador é obrigado a declarar todo o rebanho existente na propriedade nos escritórios da Adeal.

 
Ações do documento