Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Live marca abertura de segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa
29/10/2020 - 09h10m

Live marca abertura de segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa

Reunião virtual com dirigentes do setor agropecuário alagoano marcou o lançamento oficial da vacinação, que ocorrerá durante todo o mês de novembro, para bovídeos com idade de zero a 24 meses

Live marca abertura de segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa

Texto de Dorgival Junior

O cenário de um ‘novo normal’, que surgiu após a pandemia da covid – 19, pede adaptações que devem ser seguidas à risca, a exemplo das regras previstas nos protocolos sanitários, quanto ao uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, entre outras medidas. Neste sentido, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura - Seagri, inovou e fez o lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2020 em um formato digital, por meio de live, durante a 70ª Expoagro.

Na tarde do sábado, dia 31 de outubro, o encontro virtual, que ocorreu no Parque da Pecuária, em Maceió, foi transmitido, simultaneamente, nos telões instalados na área do parque, além do canal do youtube da AGROn.

A live contou com a participação do superintendente Federal da Agricultura em Alagoas, Jader Oliveira e do presidente da Adeal, Isaac Albuquerque, além do presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas e da Câmara Setorial do Leite em Alagoas, André Ramalho. 

Após o encerramento da live de lançamento, ocorreu uma vacinação simbólica de animais, dando o pontapé inicial para mais uma etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. 

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorre no período de 1º a 30 de novembro, sendo restrita apenas a bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses de vida.

Após a vacinação dos animais, a declaração deverá ser feita até o dia 15 de dezembro pelo site da Adeal ou agendada uma visita pelo criador. Atualmente, Alagoas possui a Certificação Internacional de Zona Livre da Febre Aftosa com vacinação.   

Panorama

Na live, após o lançamento e em um segundo momento, o assessor de Defesa Agropecuária da Adeal, Hedivardo Otoni, fez uma apresentação do panorama das ações desenvolvidas pelo órgão na prevenção e combate à febre aftosa em Alagoas. O Estado, na primeira etapa da campanha de vacinação de 2020, obteve um índice recorde de cobertura vacinal superior a 97% de um rebanho de 1,2 milhão de animais.

 

 
Ações do documento