Adeal: 15 anos na defesa agropecuária de Alagoas
Criada em 2006 com o propósito de promover e executar a defesa sanitária animal e vegetal, além do controle e a inspeção de produtos de origem agropecuária, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas completa neste mês de janeiro de 2021, 15 anos de existência, estando entre os órgãos de defesa agropecuária mais atuantes da região Nordeste.
Texto de Dorgival Junior
Fomentar a defesa sanitária animal e vegetal e promover o controle e a inspeção de produtos de origem agropecuária, foram com estes propósitos que em 04 de janeiro de 2006 foi criada, pelo Governo do Estado, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas, a Adeal. A autarquia, vinculada à Secretaria Executiva de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), foi instituída por meio da Lei nº 6673/06.
Na área animal, graças ao esforço e a dedicação dos servidores da Adeal, aliada a parceria com instituições, a exemplo da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas e da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL), as conquistas foram gradativas ao longo destes 15 anos.
Neste cenário, desde ações, como a execução de campanhas de prevenção a brucelose, raiva e tuberculose, mormo e peste suína clássica, entre outras, até a conquista da certificação internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação, ocorrida em 2014, e mais recentemente a concessão do selo SISBI-POA, os avanços levaram a agência a se posicionar como uma das mais atuantes da região Nordeste.
Nas campanhas vacinação contra a febre aftosa, a cobertura vem se mantendo acima da média nacional e do percentual mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ultrapassando os 95%.
O órgão de defesa, além de atender as demandas institucionais e do setor agropecuário, também é responsável pela inspeção dos produtos agropecuários, assegurando a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos alagoanos. Neste sentido, são realizadas inspeções diárias em abatedouros frigoríficos e fiscalizações periódicas em laticínios e entreposto de ovos; mel, carnes e pescados existentes no Estado.
Vegetal
Nestes 15 anos, a Adeal reforçou ainda o cadastro de propriedades rurais com o objetivo de monitorar pragas quarentenárias presentes e ausentes, segundo legislação vigente. Atualmente, graças ao trabalho efetivo no combate as pragas, Alagoas é considerada Área Livre da praga Mofo Azul, que ataca o fumo, e também da sigatoka negra, que atinge as bananeiras.
No segmento de agrotóxico, além das ações rotineiras de fiscalização de revendas e em propriedades rurais, o trabalho é reforçado com ações de educação sanitária que vêm atuando na conscientização do produtor rural quanto ao uso e a devolução de embalagens vazias, além de também atuar no reforço das campanhas da área animal.
Estrutura
Atualmente, a Adeal conta, além da unidade sede, localizada na capital alagoana, com 15 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) situadas nos municípios polos de Maceió; Delmiro Gouveia; Maribondo; Mata Grande; Penedo; Porto Calvo; Santana do Ipanema; São Luiz do Quitunde; São Miguel dos Campos; União dos Palmares; Palmeira dos Índios; Arapiraca; Traipu; Viçosa e Batalha; assim como, três barreiras de fiscalização de trânsito animal e vegetal em Palmeira dos Índios; Porto Real do Colégio e São José da Lage.
“A Adeal tem se consolidado nestes 15 anos. Nossas ações têm se mostrado eficazes e o resultado disso tudo, é o produto de qualidade que chega a mesa da população alagoana. Tudo isso não poderia acontecer sem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Governo Estadual e de nossos bravos servidores que não medem esforços para tornar a Adeal, uma agencia de reconhecimento nacional pela ética e compromisso”, declarou o presidente da Adeal, Isaac Albuquerque.