Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Adeal alerta que apenas eventos equestres estão liberados
03/09/2020 - 10h19m

Adeal alerta que apenas eventos equestres estão liberados

Portaria da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, determinou a retomada deste tipo de evento agropecuário mediante cumprimento de protocolo sanitário de prevenção ao corona vírus

Adeal alerta que apenas eventos equestres estão liberados

Prova de tambor está entre os esportes equestres liberados

Texto de Dorgival Junior

Diante do protocolo sanitário de retomada dos esportes equestre no Estado, publicado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj/AL), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura - Seagri, informa que o decreto governamental, que suspendeu os eventos agropecuários, está em vigor e que apenas as atividades relacionadas a pratica equestre estão liberadas.

“É preciso destacar que o protocolo da Selaj/AL segue as recomendações de prevenção ao novo corona vírus, sendo vedada a participação de público e permitida apenas a presença dos competidores e dos funcionários necessários para a realização do evento. Todos devem seguir as exigências sanitárias para a prevenção a Covid – 19. Todas a medidas de biossegurança para a realização do evento estão contidas também na portaria 915/2019 da Adeal”, declarou o assessor executivo de Defesa Sanitária da Adeal, Hedivardo Costa, lembrando que a equipe técnica da agência estará presente aos eventos equestres, a exemplo das vaquejadas, exigindo os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e mormo, além da Guia de Trânsito Animal (GTA) dos animais.  

O assessor das Adeal informou ainda que, no acesso aos eventos, será exigida a aferição de temperatura dos participantes e em caso de a mesma ultrapassar os 37,5 graus, a pessoa será impedida de entrar no espaço do evento.

Entre as principais exigências determinadas pelo órgão de defesa e inspeção sanitária de Alagoas estão: uso obrigatório de máscara durante todo o evento; disponibilidade de pias instaladas em pontos estratégicos do recinto com papel toalha e sabão líquido, disponibilidade de álcool em gel, além de nas áreas onde houver concentração de pessoas, a marcação de piso para garantir a medida de distanciamento social de 1,5 metro.  

“Mesmo com a liberação dos esportes equestres, as normativas para que o evento ocorra devem ser seguidas de acordo com as determinações previstas pela Seagri e Adeal”, destacou o presidente da Adeal, Isaac Albuquerque.

 

 

Ações do documento