» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Adeal lança Programa Estadual de Sanidade das Abelhas
11/11/2021 - 09h10m

Adeal lança Programa Estadual de Sanidade das Abelhas

Evento foi realizado na reserva da Camboa, no município de Roteiro, onde se produz própolis vermelha

Adeal lança Programa Estadual de Sanidade das Abelhas

Em meio a uma área de preservação ambiental na reserva da Camboa, localizada no município de Roteiro, a Adeal realizou, nesta quarta-feira, 10, a solenidade de lançamento do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas.

A ação, que ocorreu próximo a um apiário, onde é produzida a própolis vermelha, contou com a presença do presidente da Adeal, José Márcio Maia, além da equipe técnica do órgão de defesa agropecuária. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão e o prefeito de Roteiro, Alysson Reis, assim como secretários municipais e vereadores, estiveram presentes ao evento.

Na oportunidade, além do lançamento do programa, também foi realizado cadastros de apicultores e uma ação de educação sanitária, alertando sobre a necessidade da Guia de Trânsito Animal (GTA) e sobre a notificação obrigatória de doenças.

De acordo com o coordenador do programa, Alex Nunes, entre as principais medidas estão a implantação de ações de controle, combate e erradicação específicas para as doenças e pragas. Também são previstas mobilizações sanitárias com a finalidade de intensificar a vigilância epidemiológica; assim como adotar normas para o trânsito de abelhas rainhas, colmeias e seus produtos e materiais apícolas.

Segundo Nunes, o programa também tem o propósito de definir critérios para mitigação de risco relacionado ao uso de defensivos em áreas de pasto apícola e arredores com o objetivo de promover a proteção da saúde das abelhas e das colmeias, entre outras ações.

“Temos que incentivar cada vez a agricultura no nosso Estado. Para termos um produto de qualidade, além de fiscalizar, é preciso ter o trabalho de prevenção. O Programa Estadual de Sanidade das Abelhas, que foi lançado pela Adeal, prevê ações importantes para este segmento”, destacou Maykon Beltrão.

“A Adeal, hoje, tem um papel muito mais proativo com o produtor alagoano e o lançamento do programa de sanidade de abelhas é muito importante para essa cadeia produtiva no Estado”, afirmou José Márcio Maia.

evento