Adeal participa da comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo em AL
Evento será realizado nesta sexta-feira (16), a partir das 8h30, no Polo Cloroquímico de Marechal Deodoro.
Texto de Paula Nunes com assessoria
O Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado no dia 18 de agosto em todo o Brasil, será comemorado em Alagoas nesta sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, através de uma ação que visa multiplicar as práticas que garantem a sustentabilidade do agronegócio alagoano. O evento será realizado no Polo Cloroquímico, Central de Marechal Deodoro, localizado no município, e terá início a partir das 8h30.
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) participa do encontro através do Núcleo de Agrotóxicos do órgão.
Durante o evento, o público poderá realizar visitas às centrais de recebimento de embalagens vazias, que acontece simultaneamente nas centrais de todo o país. Desta maneira, aprender informações sobre o funcionamento da unidade e seu papel no Sistema Campo Limpo.
Para comemorar os resultados positivos e para que conheçam de perto como é que funciona o sistema Campo Limpo, a Logística Reserva e a Responsabilidade Compartilhada entre os atores envolvidos no Sistema. Com isso, fomentamos o Desenvolvimento Sustentável e consequentemente melhor qualidade de vida para as futuras gerações.
Paulo Melo, chefe do Núcleo dos Agrotóxicos da Adeal, destaca que o evento é muito importante para a educação sanitária dos agricultores em Alagoas. Ele explica que as revendas, as cooperativas ou as distribuidoras são obrigadas a colocar, na nota fiscal, o local de recebimento dessas embalagens. Depois disso, ressalta, a indústria fabricante recolhe, e fica responsável por enviar para uma reciclagem ou encaminhar para destino final.
“O agricultor precisa devolver a embalagem - fazendo uma tríplice lavagem e perfurando, no prazo de até um ano, a contar da data da compra no local indicado na nota fiscal”, disse Melo.
O diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Carlos Mendonça Neto, lembra que aqui no estado apenas a Central de Recebimento das embalagens vazias, em Marechal Deodoro, recebe as embalagens vazias. Ele alerta que o agricultor deve fazer a devolução de maneira correta para não maltratar a natureza. “A Adeal continuará lutando por uma defesa agropecuária ainda mais forte, por isso precisa muito da ajuda dos agricultores de todo o estado”, destacou.
Confira a programação:
8h30 – Boas vindas
9h – Atividades com as crianças
11h30 – Encontro com distribuidores, revendedores, agricultores, poder público e demais envolvidos
15h - Encerramento