» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Adeal participa de reunião sobre fortalecimento da agricultura familiar
22/10/2021 - 11h15m

Adeal participa de reunião sobre fortalecimento da agricultura familiar

Encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, discutiu questões referentes a integração e conhecimento de ações a serem implantadas na região

Adeal participa de reunião sobre fortalecimento da agricultura familiar

O assessor de Defesa Agropecuária da Adeal, Hedivardo Otoni, participou, nesta quinta-feira, 21, da reunião do 1° Fórum de Debate para o Fortalecimento da Agricultura Familiar do Alto Sertão Alagoano, realizado na cidade de Inhapi.

O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, discutiu questões referentes a integração e conhecimento de ações a serem implantadas na região. Na reunião, a Adeal contou ainda com a participação de Gustavo Galindo, coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, e de Harlan Melo, chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Mata Grande.

Na oportunidade, Hedivardo Otoni destacou a importância da parceria da Adeal com as prefeituras municipais na viabilização da vacinação contra brucelose de bezerras - com idade de três a oito meses - pertencentes a pequenos criadores.

O assessor de Defesa Agropecuária da Adeal reforçou ainda que a vacina contra brucelose só é vendida mediante receituário veterinário e só pode ser aplicada por veterinário ou pessoa capacitada por ele. Otoni alertou que, durante a aplicação, é obrigado o uso de EPIs (óculos e luva) por se tratar de uma vacina com bactéria viva, havendo risco contaminação caso as medidas de segurança não sejam adotadas.

“O animal terá que receber o ferro candente, no lado esquerdo da cara, com o último algarismo do ano que foi vacinado, caso a vacina utilizada for com a cepa B19 ou a letra V se a vacina for com a cepa RB 51”, destacou Gustavo Galindo, coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, lembrando que a etapa atual de vacinação contra brucelose teve início em 1º de julho e se estende até 31 de dezembro.

Na ocasião, Otoni alertou ainda que os criadores que tenham bezerras, com idade de três a oito meses, e que estejam inadimplentes com a respectiva vacina, o sistema Sidagro da Adeal não emite a Guia de Transito Animal (GTA), logo o criador ficará impedido de transitar com todos os animais de sua propriedade.