Adeal participa do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária em João Pessoa
Encontro contou com a presença de representantes dos estados nordestinos.
Texto de Ascom Adeal
O presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Carlos Mendonça Neto, participou, junto a servidores do órgão, do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA), realizado na quinta-feira (11). Composto por participantes dos estados do Nordeste, o encontro foi realizado em João Pessoa, na Paraíba, e tratou pautas cujo objetivo é intensificar as demandas relacionadas ao setor agropecuário nos estados nordestinos.
O fórum tem o objetivo de propor a troca de informações e experiências sobre a padronização das atividades de defesa agropecuária, no âmbito dos programas estaduais, como a febre aftosa e a peste suína no Nordeste. O fortalecimento dessas ações interinstitucionais entre a defesa agropecuária e as técnicas para diminuição da incidência de doenças e pragas nos estados, acarretam um impacto na saúde humana.
No evento, realizado na Paraíba, foi proposto e assinado, por Alagoas e Bahia, um Termo de Cooperação Técnica, faltando apenas a assinatura do Estado de Sergipe. A cooperação tem como objetivo atender às demandas do Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA 2017/2026) e prevenção à Peste Suína Clássica (PSC).
Além disso, a implantação do serviço de Inspeção de Origem Vegetal pelos estados e o Projeto de Lei do Veneno (PL 6299/02) também foi discutida no encontro. Outro assunto em pauta foi a PL 9281/2017, que trata do repasse dos recursos da união para os estados objetivando o apoio a defesa, que já foi tramitado no senado e se encontra na Câmara Federal.
O presidente da Adeal, Carlos Mendonça Neto, reforçou a importância de pautas conjuntas que represente o Nordeste para ser apresentada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “As nossas deliberações serão levadas ao Ministério e estão dentro do Plano Nacional de Defesa Agropecuária. A parceria entre os estados é fundamental para os nossos objetivos”, avalia o presente da Adeal.