Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Adeal promove Fórum Estadual do Plano Estratégico para retirada da vacinação contra a Febre Aftosa
17/09/2019 - 16h01m

Adeal promove Fórum Estadual do Plano Estratégico para retirada da vacinação contra a Febre Aftosa

Evento será realizado durante a 37ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha, e discutirá ações para Alagoas alcançar novo status sanitário.

Adeal promove Fórum Estadual do Plano Estratégico para retirada da vacinação contra a Febre Aftosa

Fórum Estadual do Plano Estratégico para Retirada da Vacinação contra Febre Aftosa acontece durante a 37ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha

Texto de Paula Nunes

 

O Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) caminha para a retirada da vacinação contra a febre aftosa em todos os estados brasileiros. Pensando em discutir e informar o setor produtivo sobre o andamento da execução do plano, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) promove o Fórum Estadual do Plano Estratégico para Retirada da Vacinação contra Febre Aftosa, durante a 37ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha, no Sertão alagoano.

O evento será realizado no dia 2 de outubro, no Parque Mair Amaral, a partir das 8h. Serão discutidas as ações a serem implantadas buscando a mudança do status sanitário de Alagoas, de área livre de febre aftosa com vacinação, para área livre da doença sem vacinação. Estarão presentes representantes de diversas instituições envolvidas na cadeia produtiva do agronegócio, além de médicos veterinários, pecuaristas, agroindústrias e comércio.

Alagoas integra o bloco III do PNEFA, junto com os estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A Adeal segue empenhado na implantação das últimas medidas que serão aplicadas para retirada da vacinação contra a aftosa, prevista para maio de 2021.

Para o diretor-presidente da Adeal, Carlos Mendonça Neto, com a retirada da vacinação contra a Febre Aftosa, toda a cadeia produtiva será beneficiada, e, por isso, toda a execução do plano de ação deve ser priorizado durante a sua gestão.

“Com a mudança de status sanitário, o produtor alagoano será o primeiro beneficiado, e isso nos alegra. Diurante este encontro, iremos discutir as estratégias que teremos que implantar para mudar a situação sanitária de Alagoas, bem como os impactos da retirada da vacina no estado”, explicou o diretor-presidente.

A Expo Bacia Leiteira

O evento é considerado a maior exposição do interior do Estado, sendo uma referência da genética leiteira alagoana. A 37ª edição é a terceira seguida após um período de seis anos de pausa na realização do evento agropecuário.

Ações do documento