Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Adeal promove vacinação assistida de PSC
10/06/2021 - 10h09m

Adeal promove vacinação assistida de PSC

Ação foi realizada na zona rural de Maceió; meta é vacinar um plantel de 90 mil animais em todo o Estado

Adeal promove vacinação assistida de PSC

Texto de Dorgival Junior

Com o início da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) a Adeal realizou, na manhã desta quarta-feira, 09, uma vacinação assistida de animais na zona rural de Maceió. A ação, que ocorreu no sítio Vida Para Cristo, seguiu todos os critérios de segurança e prevenção a covid - 19.

Por se tratar de uma propriedade com menos de 200 suínos, vacinadores, treinados e contratados pela iniciativa privada para participar da campanha, foram responsáveis pela imunização do plantel. A ação foi acompanhada por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Mapa).

“Todos os produtores, aqueles que não são médios ou grandes, serão visitados pelas equipes da Adeal e de vacinadores. É importante que o criador, quando receber as equipes, apresente o rebanho que possuir. Essa vacinação não é apenas para o grande produtor, ela está sendo realizada para chegar principalmente ao pequeno com até um suíno”, declarou o presidente da Adeal, José Márcio Maia. 

“Esse é um projeto de erradicação da PSC no Brasil, onde vamos atuar nos Estado não livres da doença. Iniciamos por Alagoas, onde a Adeal aceitou esse desafio. Mas, pretendemos estender o projeto a outros Estados. A vacinação é uma das ferramentas para erradicação e controlar a PSC”, afirmou Guilherme Takeda, auditor fiscal federal agropecuário do Mapa.

A princípio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a PSC, projeto piloto realizado pelo Ministério da Agricultura em Alagoas, deverá se estender por 30 dias até a primeira quinzena de julho.

Segundo levantamento da Adeal, deverão ser vacinados no Estado 90 mil suínos de todas as idades. Além de imunizados, os animais recebem brincos para comprovar que receberão a vacina. 

 
Ações do documento