Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Adeal realiza vacinação assistida em Murici
17/11/2020 - 14h49m

Adeal realiza vacinação assistida em Murici

Nesta segunda etapa da campanha da vacinação contra a febre aftosa deverão ser imunizados apenas bovídeos com até dois anos de vida

Adeal realiza vacinação assistida em Murici

Texto de Dorgival Junior

A equipe técnica da Adeal acompanhou, na manhã desta terça-feira, 17, a vacinação contra aftosa de 460 animais - com idade até 24 meses -, realizada na Fazenda Brejo, localizada na zona rural do município de Murici, na zona da mata alagoana. 

A ação de campo contou com a presença do presidente da agência de defesa agropecuária de Alagoas, Isaac Albuquerque e do superintendente federal da Agricultura em Alagoas, Jader Oliveira, além de assessores e gerentes da Adeal.

“Todos os anos é nossa obrigação vacinar os animais contra a aftosa nas duas etapas. Temos um cuidado permanente com o nosso rebanho, que também é vacinado contra outras doenças, a exemplo da raiva e da brucelose. Vacinando estamos protegendo os nossos animais, garantindo a saúde deles e ofertando um produto de qualidade ao consumidor”, afirmou o criador Claudio Tenório, proprietário da Fazenda Brejo.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2020, teve início em 1º de novembro e segue até o dia 30 deste mês. Já a declaração pode ser feita pelo criador até o dia 15 de dezembro pelo site da Adeal ou agendando uma visita a uma das unidades do órgão de defesa agropecuária.

“Em todo o Estado devem ser vacinados contra a aftosa nesta segunda etapa 480 mil animais com até dois anos de vida. Mas, tão importante quanto vacinar é fazer a declaração. Afinal, o criador só pode obter a Guia de Trânsito Animal (GTA) após fizer a declaração junto a Adeal”, alertou o presidente da agência de defesa de Alagoas, Isaac Albuquerque.

“A declaração da vacinação é um passo importante neste processo de combate a febre aftosa. Por meio dela é que conhecemos os números reais obtidos nas etapas de vacinação”, reforçou Jader Oliveira, superintendente federal da Agricultura no Estado, acrescentando que Alagoas surpreendeu ao conquistar na primeira etapa da campanha – ocorrida em junho passado – uma cobertura vacinal superior a 97% de um rebanho total formado por 1,1 milhão de animais. A meta do Ministério da Agricultura é de cobertura de 90%.

 
Ações do documento