» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Batalha é o primeiro município a receber série de atividades voltadas a educação sanitária
17/04/2019 - 12h25m

Próximas atividades serão realizadas em Boca da Mata e Viçosa.

Atividades educativas fazem parte do trabalho de prevenção e defesa agropecuária em Alagoas. Foto: Ascom Adeal

Texto de Ascom Adeal

O município de Batalha foi o primeiro a receber, nesta terça-feira (16), palestras educativas que fazem parte da série de ações voltadas a educação sanitária, proposta pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), durante todo o mês de abril. As atividades fazem parte do trabalho de prevenção e defesa agropecuária em Alagoas, e buscam informar e estimular a mudança de hábitos nas comunidades de produtores rurais.

Os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam as duas palestras com os temas “Brucelose e Tuberculose bovino”, e o “Uso correto e seguro dos agrotóxicos”, que foram ministradas, respectivamente, por Fátima Figueirêdo e Rogério Madeiro, ambos técnicos da Adeal. Durante toda a manhã, os estudantes aprenderam técnicas sobre os assuntos, para auxiliar os pais em suas residências.

Nos dias 25 e 29 deste mês, as palestras serão realizadas em Viçosa, na Escola Municipal São José, localizada na área urbana da cidade, mas que recebe 80% dos alunos da zona rural. Os temas serão “Raiva dos Herbívoros” e “Sigatoka Negra”. Também com início às 9hs.

Já no dia 30 de abril, a atividade acontece em Boca da Mata, também a partir das 9hs. Os temas serão “Brucelose e Tuberculose”, e “Sigatoka Negra”, e será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José Tenório de Albuquerque Lins, onde a maioria dos alunos é da zona rural.

O presidente da Adeal, Carlos Mendonça Neto, esteve presente no primeiro dia de palestra, e ressaltou a importância das atividades, afirmando que este é um trabalho de grande relevância para a prevenção de doenças e pragas em todo o estado. Educar as crianças, para que, transmitam aos seus pais e o produtor rural consiga identificar o problema. “A Adeal trabalha lado a lado do produtor, o que é primordial para termos uma defesa agropecuária forte”, disse.