Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Brucelose: Adeal faz vacinação em pequenas propriedades de risco
30/09/2020 - 12h10m

Brucelose: Adeal faz vacinação em pequenas propriedades de risco

Ação foi realizada no município de São Miguel dos Campos, imunizando 45 bezerras

Brucelose: Adeal faz vacinação em pequenas propriedades de risco

Texto de Dorgival Junior

Em mais uma ação de combate e prevenção a brucelose, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou, essa semana, a vacinação de bezerras em áreas consideradas de risco.

Desta vez, a ação, que foi realizada pela equipe técnica do órgão de defesa estadual, ocorreu nas comunidades rurais de Coité e Beira Rio, localizadas no município de São Miguel dos Campos.

“Promovemos, duas vezes ao ano, vacinações deste tipo junto aos pequenos criadores que são proprietários de um ou três animais e que não têm condições de pagar um médico-veterinário para realizar este trabalho”, afirmou o chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da Adeal de São Miguel dos Campos, Alex Nunes. 

Nas duas comunidades, de acordo com o fiscal agropecuário, foram vacinadas 45 bezerras de pequenos criadores locais e de povoados próximos.

Brucelose

A brucelose é uma zoonose, que se caracteriza por ser uma doença infecciosa crônica causada por baterias do gênero Brucella que atinge várias espécies de animais domésticos e silvestres, além de seres humanos. A bactéria Brucella abortus infecta, principalmente bovinos, causando danos ao rebanho. 

As perdas econômicas estão relacionadas a abortos; baixos índices reprodutivos; aumento no intervalo entre partos; diminuição na produção de leite e morte de bezerros; além da queda da produtividade. Outros prejuízos causados pela doença dizem respeito à geração de barreiras internacionais ao comércio de produtos de origem animal e perdas na indústria com a condenação da carne e do leite, além da desvalorização desses produtos.

 

 

Ações do documento