Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Campanha de aftosa ultrapassa 97% de cobertura vacinal
02/01/2017 - 15h33m

Campanha de aftosa ultrapassa 97% de cobertura vacinal

Segunda etapa foi realizada no mês de novembro; todos os municípios registraram índices de vacinação superiores a 90%

Campanha de aftosa ultrapassa 97% de cobertura vacinal

Mais de 97% do rebanho alagoano foi vacinado contra aftosa

Texto de Dorgival Junior

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) finalizou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2016 com um índice de cobertura vacinal de 97,65% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado.

A segunda etapa foi realizada durante o mês de novembro. Segundo o órgão de defesa, todos os 102 municípios alagoanos registraram índices de cobertura superior a 90%, enquanto o mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 80%.

A Adeal informou ainda que 40 municípios obtiveram uma cobertura vacinal acima de 99%, tendo 17 deles atingido a marca dos 100%. 

A segunda etapa teve como meta imunizar mais de 1,1 milhão de animais, tendo o prazo para a declaração sido encerrado no último dia 15 de dezembro. 

"O criador alagoano está de parabéns cumpriu com o seu papel, vacinando os animais e declarando. Conquistamos, nesta etapa, um dos índices de cobertura mais expressivos dos últimos anos”, comemorou o presidente da Adeal, Rui Alves.

Pendências

O criador que não declarou terá que pagar, por propriedade, uma multa no valor de 30 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e se também não vacinou o rebanho outra no valor de dez UPFAL.

Enquanto não regularizar as pendências com o órgão de defesa o criador fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), sendo impedido de transitar e ou comercializar os animais.

 

Ações do documento

AFTOSA 2016.jpg

link sidagro produtor (2).jpg

imagem manual-produtor.jpg

Apoio