Conselho de Defesa Agropecuária realiza primeira reunião de 2012
Transferência da feira de gado de Dois Riachos foi o principal tema discutido no encontro
Projeto definitivo da nova feira de gado de Dois Riachos foi concluído pelo Governo do Estado, por intermédio da Serveal
Dorgival Junior - repórter
O Comitê Estadual de Defesa Agropecuária de Alagoas realizou esta semana a primeira reunião de 2012 do colegiado. O encontro, realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), em Jaraguá, teve como foco principal a transferência temporária da feira de gado de Dois Riachos para outra área enquanto uma nova estrutura é construída no município.
A reunião contou com a presença do presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Manoel Tenório; superintendente em Alagoas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Batista, e do secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas; além do presidente da Faeal, Álvaro Almeida, entre outros.
Na oportunidade, os integrantes do Comitê iniciaram a análise da proposta apresentada pela Prefeitura de Dois Riachos de transferir temporariamente a feira para um parque de vaquejada já existente no município, atendendo solicitação dos criadores da região em substituição a determinação anterior da transferência para Canafístula, em Palmeira dos Índios.
O novo espaço, parque, que já oferece condições para receber a feira, passaria por algumas modificações sendo readequado para funcionar de acordo com as exigências do Mapa.
“Na proposta, a Prefeitura de Dois Riachos também se propôs a demolir, totalmente e imediatamente, a antiga estrutura da feira de Dois Riachos. É uma demonstração de que a prefeitura está disposta a contribuir para a construção de uma nova estrutura que vai atender aos requisitos do Mapa”, informou Manoel Tenório.
O presidente da Adeal acrescentou ainda que o projeto definitivo da nova feira de gado de Dois Riachos foi concluído pelo Governo do Estado, por intermédio da Serveal.