Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Coordenadores de programa participam de treinamentos sobre abelhas
25/11/2021 - 12h23m

Coordenadores de programa participam de treinamentos sobre abelhas

Capacitações foram realizadas em Pernambuco e Bahia; Programa de Sanidade das Abelhas foi lançado este mês pela Adeal

Coordenadores de programa participam de treinamentos sobre abelhas

Ascom

Os responsáveis pela coordenação do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas, Alex Nunes e Adauto Roriz, participam, essa semana, de capacitações nos Estados de Pernambuco e Bahia. Na oportunidade, foram realizados treinamentos sobre as principais doenças que acometem as abelhas e como atender casos suspeitos de doenças de notificação obrigatória.

As ações de campo contaram com treinamentos práticos em áreas de colmeias, sendo realizadas coletas de amostras e inspeções. As capacitações reforçam o trabalho dos fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) na defesa sanitária das abelhas, exercendo, posteriormente, o papel de multiplicadores.

Lançamento

O Programa Estadual de Sanidade das Abelhas foi lançado, no dia 10 de novembro, na reserva da Camboa, município de Roteiro, em uma área de apiário, onde é produzida a própolis vermelha.

Na oportunidade, além do lançamento do programa, também foi feito o alerta sobre a necessidade da Guia de Trânsito Animal (GTA) e sobre a notificação obrigatória de doenças.

Entre as ações determinadas pelo programa estão: implantação de ações de controle, combate e erradicação específicas para as doenças e pragas; mobilizações sanitárias com a finalidade de intensificar a vigilância epidemiológica; assim como, adotar normas para o trânsito de abelhas rainhas, colmeias e seus produtos e materiais apícolas. 

abelhas

 
Ações do documento