Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Fiscais da Adeal apreendem carga irregular de citros
20/09/2021 - 12h16m

Fiscais da Adeal apreendem carga irregular de citros

Carga foi destinada a destruição no aterro sanitário do município de Craíbas

Fiscais da Adeal apreendem carga irregular de citros

Texto Dorgival Junior

Fiscais da Adeal apreenderam, neste domingo, 19, no município de Porto Real do Colégio, uma carga de citros, que seguia para o estado do Rio de Janeiro, por não portar a documentação sanitária obrigatória, a Permissão de Trânsito de Vegetal (PTV). 

Diante do risco ao patrimônio fitossanitário de Alagoas, evitando que pragas como o Cancro Cítrico, HLB, Pinta Preta, possam entrar no Estado, a carga foi destinada a destruição, na manhã desta segunda-feira, no aterro sanitário do município de Craíbas. 

De acordo com a Adeal, tais pragas não têm ocorrência no nosso Estado e a disseminação poderia acarretar em prejuízos econômicos aos produtores de citros locais. 

“Não há controle para doenças como o cancro cítrico e o HLB. Além do mais, essas pragas não ocorrem também em nenhum estado do Nordeste”, informou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, acrescentando que a apreensão da carga realizada pelos fiscais da Adeal, evitou também que o risco fitossanitário fosse levado a demais Estados por onde o caminhão seguiria viagem até o destino final. 

Alagoas é terceiro produtor de laranja da região Nordeste e o maior produtor de laranja da variedade lima, o que reforça ainda mais as ações de prevenção ao surgimento de pragas no Estado. 

 

 

Ações do documento