» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Fiscais da Adeal apreendem mudas de citros irregulares
28/08/2021 - 17h00m

Fiscais da Adeal apreendem mudas de citros irregulares

Neste sábado, 28, em fiscalização de rotina na feira livre do município de Penedo, a equipe da Adeal flagrou a exposição e comercialização de mudas de citros desacompanhadas das documentações exigidas, a exemplo da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e da Nota Fiscal de origem do produto.

Fiscais da Adeal apreendem mudas de citros irregulares

Ascom

Neste sábado, 28, em fiscalização de rotina na feira livre do município de Penedo, a equipe da Adeal flagrou a exposição e comercialização de mudas de citros desacompanhadas das documentações exigidas, a exemplo da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e da Nota Fiscal de  origem do produto,

As mudas foram aprendidas e destruídas no local,  em atendimento a Legislação Estadual N⁰ 6.554 de 30 de dezembro de 2004 e a Portaria Federal N⁰ 139 de 31 de agosto de 1978.

Após a inutilização, as mudas foram queimadas em uma área reservada da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de município de Penedo e Wii responsável pela ação.

“Nossa maior atenção como Defesa Vegetal é poder resguardar o agricultor alagoano, o direito de cultivar sua lavoura de citros e colher bons frutos”, declarou a engenheira agrônoma, fiscal estadual agropecuária da Adeal, Janúbia Maria da Silva.

O Estado de Alagoas é o terceiro maior produtor de citros da região Nordeste, merecendo destaque para a laranja lima, considerada de excelente qualidade.

“Não vamos permitir que mudas ambulantes e sem certificação de origem, coloquem em risco a agricultura e a economia do nosso Estado. Juntos podemos prevenir, retardar e dificultar a introdução, disseminação e o estabelecimento de pragas quarentenarias  em nosso território, adotando medidas estratégicas para assegurar a produtividade agrícola”, reforçou a fiscal da Adeal.

A ação contou com o apoio  da guarnição da Polícia Militar de Penedo.