Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Mais de 97% do rebanho alagoano é vacinado contra aftosa
14/09/2020 - 10h40m

Mais de 97% do rebanho alagoano é vacinado contra aftosa

Índice de cobertura vacinal é um dos maiores registrados da Adeal dos últimos anos

Mais de 97% do rebanho alagoano é vacinado contra aftosa

Texto de Dorgival Junior

Mais uma boa notícia chega do setor agropecuário alagoano. Mesmo em meio a pandemia da covid – 19, a Adeal – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura – informou que 97,08% dos bovídeos (bovinos e bubalinos) foram vacinados contra a aftosa.

A primeira etapa da campanha de vacinação, que tradicionalmente ocorre no mês de maio, por conta da pandemia, foi realizada em junho passado com o prazo sendo estendido até o fim de julho. Já a declaração foi encerrada no dia 31 de agosto.

“Apesar da pandemia, o criador alagoano – que sempre teve consciência da importância desta campanha de vacinação – não deixou de fazer a parte dele. Tivemos uma dos maiores índices de coberta vacinal registrados pela Adeal nos últimos anos. Esse resultado também é fruto do empenhos dos nossos servidores que não mediram esforços para que Alagoas conquistasse mais essa grande vitória”, comemorou o presidente do órgão de defesa agropecuária do Estado, Isaac Albuquerque, lembrando que em 11 municípios o percentual de cobertura vacinal alcançou 100% do rebanho.

Atualmente, Alagoas encontra-se com o status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação. A segunda etapa da campanha, que será destinada apenas para bovinos e bubalinos com até dois anos de vida, está prevista para ser realizada no próximo mês de novembro, seguindo o calendário regular de vacinação determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuárias e Abastecimento.

 
Ações do documento