Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Operação flagra transporte de 94 animais sem GTA
06/11/2020 - 11h30m

Operação flagra transporte de 94 animais sem GTA

Barreira móvel da Adeal percorreu sete municípios; no total, 159 animais entre aves e bovinos foram fiscalizados

Operação flagra transporte de 94 animais sem GTA

Texto de Dorgival Junior

Com foco no combate as irregularidades no transporte e trânsito de animais e vegetais, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, realizou mais operação de fiscalização móvel nas rodovias do Estado.

Nesta ação, realizada por duas equipes de fiscais agropecuários, agentes fiscais e guardas sanitários da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Arapiraca e que contou com a presença da gerência de Defesa Animal e da diretoria Técnica, fiscalizou o trânsito de 159 animais, totalizando 90 frangos e 69 bovinos, que tinham como destino o abate e engorda.

Na abordagem, um veículo que transportava carga de frangos - sem a Guia de Trânsito Animal (GTA) - foi autuado. As aves seguiam de Arapiraca com destino a Igaci. Já entre os bovinos, apenas um veículo foi autuado por também transportar quatro animais, que saiam de uma propriedade rural de Campo Alegre com destino ao abatedouro local, sem GTA. 

A operação, que teve início às 7h e que se estendeu até às 16h, foi realizada nos municípios de Arapiraca; Craibas; Taquarana; São Sebastião e Limoeiro de Anadia, além de Campo Alegre e Coite do Noia.

“O propósito de ações desta ordem também é o de combater ao trânsito de bovinos e bubalinos pertencentes à criadores que não vacinaram os animais contra a febre aftosa e que não fizeram a declaração”, reforçou Hedivardo Costa, diretor Técnico.

 

Ações do documento