Operações combatem trânsito de animais não vacinados contra aftosa
Fiscalizações estão sendo realizadas em várias partes do Estado; segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa caba dia 30 de novembro
Texto de Dorgival Junior
Na reta final da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2020, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realiza uma força tarefa na fiscalização de trânsito de animais.
A ação, que tem o propósito de combater o trânsito de animais que ainda não receberam a vacina contra a aftosa e que não foram declarados, conta com a supervisão do assessor de Defesa Agropecuária da Adeal, Hevidardo Otoni e do gerente do Defesa Animal do órgão estadual, João Tenório. “Desse modo, todo aquele criador que tiver que comercializar seus animais, só poderá fazer após vacinar e declarar contra aftosa”, avisou Otoni.
Só nesta segunda-feira, 23, as fiscalizações móveis ocorreram nos municípios de Palmeira dos Índios; Minador do Negrão; Dois Riachos; Santana do Ipanema; Olivença; Olho D’Água das Flores; Batalha; Monteirópolis e Jacaré dos Homens. No geral, foram fiscalizados 127 bovinos em trânsito.
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que teve início em 1° de novembro, será encerrada na próxima segunda-feira, dia 30.
Nesta etapa devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses de vida. A declaração pode ser feita até o dia 15 de dezembro.