Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Programa vai tratar a sanidade dos animais aquáticos de cultivo
23/11/2021 - 15h00m

Programa vai tratar a sanidade dos animais aquáticos de cultivo

Ação vai ser direcionada a prevenção de doenças em animais aquáticos de cultivo, tendo foco em ostras, camarões e peixes

Programa vai tratar a sanidade dos animais aquáticos de cultivo

Texto de Dorgival Junior

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão vinculado a Secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, realizou, na segunda-feira passada, dia 22, o lançamento do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos de Cultivo.

O evento foi realizado na Associação dos Carcinicultores Familiares do Agreste, localizada no Povoado Poção, zona rural de Arapiraca, reunindo criadores da região, onde os criatórios começam a despontar como mais uma opção de renda para as famílias do campo.

De acordo com a Adeal, o programa tem a finalidade de promover ações de educação sanitária junto aos criadores, garantindo a sanidade dos animais aquáticos do Estado e a qualidade da cadeia produtiva do pescado que chegará à mesa do consumidor.

Entre as atribuições do programa constam ainda o cadastro dos estabelecimentos de criação de pescado, além do combate e prevenção de possíveis doenças que possam afetar os animais aquáticos.

“A prevenção de doenças evita a entrada de agentes patogênicos, disseminação nos animais e a mortalidade desses, garantindo ao criador o retorno econômico. A atividade do pescado está crescendo em Alagoas”, declarou a suplente do programa, Nádia Souza.

 
Ações do documento