» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Quebrangulo recebe vacinação assistida contra a Raiva Animal nesta sexta (16)
14/08/2019 - 11h35m

Quebrangulo recebe vacinação assistida contra a Raiva Animal nesta sexta (16)

Ação tem início às 8h30, no Teatro Municipal da cidade.

Quebrangulo recebe vacinação assistida contra a Raiva Animal nesta sexta (16)

Primeira etapa irá imunizar os herbívoros (bovinos, ovinos, caprinos e equinos) dos municípios com casos confirmados da doença. Foto: Ascom Adeal

Texto de Paula Nunes

A campanha de vacinação contra a raiva animal segue a todo vapor, em Alagoas. A doença, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso de mamíferos terrestres, morcegos e humanos, foi confirmada em sete municípios do estado. Pensando na prevenção de surtos da doença no estado, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza a primeira campanha de controle contra a Raiva dos Herbívoros.

Para estimular os criadores dos municípios que devem receber a vacinação, o corpo técnico da Adeal promove, nesta sexta-feira (16), em parceria com a Prefeitura de Quebrangulo, uma palestra de educação sanitária sobre a doença, seguida de uma vacinação assistida de herbívoros, no Teatro Municipal e na Fazenda Manivas, respectivamente, ambos localizados na cidade, no interior alagoano. A ação tem início às 8h30.

No primeiro semestre de 2019, Alagoas registrou oito casos confirmados de raiva animal nas cidades de Quebrangulo, Chã Preta, Penedo, Viçosa, Campo Grande, Palmeira dos Índios e Piaçabuçu. A campanha de vacinação será dividida em duas etapas com duração de 30 dias para cada.

A primeira etapa irá imunizar os herbívoros (bovinos, ovinos, caprinos e equinos) dos municípios com casos confirmados da doença. A segunda, por sua vez, abrangerá os municípios não atingidos pelo vírus, os outros 95. A vacina antirrábica é uma das principais maneiras de controlar a raiva em áreas rurais e urbanas, e a expectativa da Adeal é vacinar 100% dos rebanhos.

Carlos Mendonça Neto, diretor-presidente da Adeal, destaca a importância da vacinação para incentivar os produtores locais sobre a prevenção da doença, que também é responsável por enormes prejuízos econômicos, além de ser considerada uma das mais importantes zoonozes em saúde pública. “Por isso estamos lançando essa campanha, para termos um maior controle, com medidas preventivas como a vacinação, além do atendimento a focos e ações de educação sanitária”, disse.