Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Raiva Animal: Adeal realiza vacinação assistida em Viçosa
02/08/2019 - 13h09m

Raiva Animal: Adeal realiza vacinação assistida em Viçosa

Primeira etapa da vacinação segue até o dia 24 de agosto; imunização é obrigatória nos municípios com casos da doença confirmados.

Raiva Animal: Adeal realiza vacinação assistida em Viçosa

Primeira etapa da campanha de vacinação irá imunizar os herbívoros dos municípios onde casos da doença foram confirmados. Foto: Ascom Adeal

Texto de Paula Nunes

 

O lançamento oficial da primeira etapa da primeira campanha de vacinação contra a raiva animal aconteceu nesta quinta-feira (1º). Para estimular os criadores de todo o estado, o corpo técnico da Agência de Defesa e Inspeção e Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou a vacinação assistida de um rebanho bovino em Viçosa.

A ação foi realizada na Fazenda Brejo, localizada na Zona Rural do município. Para manter a sanidade animal e prevenir os rebanhos, os criadores que residem nos municípios onde casos da doença foram confirmados devem vacinar e declarar todos os herbívoros ainda nesta etapa, que segue até o dia 24 deste mês. A segunda, por sua vez, abrangerá os municípios não atingidos pelo vírus, os outros 95.

No primeiro semestre de 2019, Alagoas registrou oito casos confirmados de raiva animal nas cidades de Quebrangulo, Chã Preta, Penedo, Viçosa, Campo Grande, Palmeira dos Índios e Piaçabuçu. A campanha de vacinação será dividida em duas etapas com duração de 30 dias para cada.

A vacina antirrábica é uma das principais maneiras de controlar a raiva em áreas rurais e urbanas, e a expectativa da Adeal é vacinar 100% dos rebanhos.

Este ano, a vacina contra a febre aftosa teve sua dose reduzida de 5 ml para 2 ml, que ajuda a reduzir edemas e lesões no local da aplicação. Depois da vacina, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto a Adeal, nos escritórios da agência distribuídos pelo Estado. O criador que deixar de vacinar e declarar, estará sujeito ao pagamento de multas e impedido de circular com os animais.

Carlos Mendonça Neto, diretor-presidente da Adeal, ressalta que a expectativa do órgão de Defesa Agropecuária é que 100% do rebanho desses municípios seja vacinado.

“A vacinação assistida faz parte do plano elaborado pela Adeal para esta etapa da campanha. É importante que o produtor rural vacine seu rebanho e depois faça a declaração nos escritórios da Adeal. Todos têm que fazer a sua parte para que Alagoas possa permanecer segura”, ressaltou o gestor da Adeal.

Ele destacou ainda que a doença também é responsável por enormes prejuízos econômicos, além de ser considerada uma das mais importantes zoonozes em saúde pública. “Esta campanha é uma de nossas medidas preventivas, além do atendimento a focos e ações de educação sanitária”, disse.

Raiva animal

A doença pode infectar qualquer mamífero, inclusive o humano, por meio da saliva, mordedura ou arranhões, sendo fatal nos casos em que não é dada a assistência médica em tempo hábil. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar atendimento médico.

 

Ações do documento