Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Sementes asiáticas chegam a São Luiz do Quitunde
23/10/2020 - 16h42m

Sementes asiáticas chegam a São Luiz do Quitunde

Morador local recebeu em casa um único pacote que, posteriormente, foi entregue na unidade local da Adeal

Sementes asiáticas chegam a São Luiz do Quitunde

Texto de Dorgival Junior

A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) do município de São Luiz do Quitunde, município localizado no litoral norte de Alagoas, recebeu, está semana, um pacote de sementes asiáticas não solicitadas, proveniente da China. 

Ao ser entregue na unidade local da Adeal, o envelope foi devidamente acondicionado, além de ter sido emitido um termo de coleta, sendo encaminhado, na próxima segunda-feira, para a Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL), órgão responsável pela destinação final do produto.

Segundo informou a pessoa que recebeu o pacote, que pediu para não ser identificada, as sementes vieram junto a uma encomenda de flores artificiais que haviam sido compradas via internet. 

Os fiscais da Adeal informaram ainda que as sementes são de difícil identificação, sendo necessária uma análise laboratorial para definir de que planta se trata.

Serviço

A Adeal, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura - Seagri, orienta a população a não abrir as embalagens – já que as sementes podem oferecer riscos fitossanitários a agricultura. Os pacotes devem ser entregues nos escritórios do órgão de defesa estadual situados nos municípios alagoanos.

No geral, a agência de defesa conta com 15 ULSAV, além de 69 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EAC) que estão aptos ao recebimento das embalagens.

 
Ações do documento