Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Técnicos da Adeal realizam levantamento fitossanitário em áreas de bananeiras
06/12/2021 - 11h55m

Técnicos da Adeal realizam levantamento fitossanitário em áreas de bananeiras

Ação deve ser realizada em 10% das áreas de cultivo de banana do Estado

Técnicos da Adeal realizam levantamento fitossanitário em áreas de bananeiras

Texto de Dorgival Junior

O Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal está realizando um levantamento fitossanitário da cultura da banana em municípios produtores do Estado. 

A ação de campo, que teve início na semana passada, tem a finalidade de manter o status sanitário de área livre da sigatoka negra e realizar inspeções também com foco na praga do moko da bananeira com o objetivo de delimitar uma Área Livre da praga.

“Alagoas é área livre da sigatoka negra desde 2011. Por este motivo, anualmente, é necessário realizar o levantamento fitossanitário nas culturas de bananas”, afirmou o chefe do núcleo vegetal, Maria José Rufino.

De acordo com ela, a ação de campo também é estendida a inspeção em musas ornamentais e helicônias, espécies de plantas que também são afetadas pelas pragas.

Segundo Maria José Rufino, o levantamento deverá abranger, aproximadamente, 10% das áreas de cultivo de bananeiras existentes em Alagoas por meio de amostragem.

Após o trabalho de campo, os dados serão encaminhados para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a manutenção do status sanitário.

Foto: Divulgação
Ações do documento