Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Transporte interno de vegetais terá exigência de novo documento sanitário
16/11/2021 - 10h40m

Transporte interno de vegetais terá exigência de novo documento sanitário

Cobrança da Permissão de Trânsito Interna de Vegetais (PTIV) será restrita as cargas de banana, citros e musas ornamentais e flores tropicais

Transporte interno de vegetais terá exigência de novo documento sanitário

Texto de Dorgival Junior

Produtores rurais, transportadores de cargas com vegetais, feirantes e Ceasa devem ficar atentos a um novo documento sanitário que passará a ser obrigatório nas rodovias alagoanas, a Permissão de Trânsito Interna de Vegetais (PTIV).

O documento será exigido, a partir de janeiro de 2022, durante as abordagens das equipes de fiscais do Núcleo de Trânsito e Defesa Agropecuária e das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV).

A permissão será exigida para o transporte de cargas de banana, citros, musas ornamentais e helicônias. 

A Adeal informa ainda que, para transportar esses vegetais ou parte deles, inclusive frutos, o produtor deve comparecer a um dos escritórios do órgão de defesa agropecuária para fazer o cadastro para a emissão do documento.

A não apresentação da PTIV acarretará em infração, com o responsável estando sujeito a pagamento de multa e destruição da carga. 

“Com este documento a Adeal terá o controle da movimentação do trânsito interno proveniente das propriedades produtoras de banana, citros, musas ornamentais e helicônias no estado e, com isto, também detectará  cargas advindas de outros estados da federação sem a documentação sanitária, as quais poderão estar contaminadas com a presença de pragas que ainda não existem no Estado, causando assim sérios prejuízos econômicos para os produtores rurais”, informou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.

“Para todo processo de implantação de algo novo, o público-alvo que será atingido deve ser previamente informado. O Programa Estadual de Educação Sanitária elaborou o projeto ‘Implantação da Permissão de Trânsito Interno de Vegetais PTIV no estado de Alagoas – Treinamento de profissionais e educação sanitária’, com o apoio e colaboração do Núcleo de Defesa Vegetal e o Núcleo de Trânsito e Defesa Agropecuária. O projeto, que tem anuência da Assessoria Executiva de Defesa Agropecuária, está com o cronograma de execução em andamento e os trabalhos de educação sanitária já estão sendo executados”, afirmou Fátima Figueirêdo, responsável pelo Programa Estadual de Educação Sanitária das Adeal.

Treinamento

Durante o mês de outubro e início de novembro, os profissionais atuantes em defesa vegetal e da área administrativa das ULSAV, passaram por treinamentos sobre a emissão do novo documento e como realizar ações de educação sanitária, ministrados pelo Núcleo de Defesa Vegetal e pelo do Programa Estadual de Educação Sanitária da Adeal, respectivamente. 

 
Ações do documento