Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Vacinação contra PSC é prorrogada em Alagoas
13/07/2021 - 14h20m

Vacinação contra PSC é prorrogada em Alagoas

Ampliação do prazo, se estende até o dia 09 de agosto, foi solicitado pela Adeal ao Ministério da Agricultura

Vacinação contra PSC é prorrogada em Alagoas

Texto de Dorgival Junior    

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) realizada em Alagoas foi prorrogada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por mais 30 dias, sendo finalizada no dia 09 de agosto.

A vacinação dos suínos contra a doença é um projeto piloto realizado pelo Mapa em Alagoas e que faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de PSC. O processo de vacinação no Estado segue o protocolo de segurança de prevenção a covid - 19, elaborado pela equipe técnica da Adeal e aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde.

A determinação atende a uma solicitação protocolada pela Adeal junto à Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL). A primeira etapa da campanha teve início, no dia 07 de junho, com a meta de imunizar aproximadamente 90 mil animais.

Até a semana passada, as ações de vacinação contra a PSC ainda não haviam ainda sido iniciadas em cerca de 40 municípios. A Adeal informou também que 70% das propriedades rurais e rebanhos vacinados não possuíam cadastro junto ao órgão de defesa.

De acordo com a Adeal, o pedido de prorrogação do prazo foi solicitado também, entre outros fatores técnicos, pela busca por produtores que possuíam cadastrado na Adeal, mas que deixaram a suinocultura sem comunicação à agência, atrasando a ação dos vacinadores.

De acordo com o planejamento da campanha, os criadores com menos de 200 suínos recebem a visita dos vacinadores. Já os produtores com mais de 200 suínos, devem procurar as 35 revendas credenciadas no Estado para ter acesso as doses.

Todos os procedimentos de vacinação e a vacina serão a custo zero para todos os produtores, sejam eles grandes ou pequenos. 

 

 

 

 

Ações do documento