» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Viçosa é o segundo município que recebe palestra de educação sanitária
25/04/2019 - 15h10m

Viçosa é o segundo município que recebe palestra de educação sanitária

Atividades fazem parte do trabalho de prevenção e defesa agropecuária em Alagoas.

Viçosa é o segundo município que recebe palestra de educação sanitária

Atividades educativas fazem parte do trabalho de prevenção e defesa agropecuária em Alagoas. Foto: Fátima Figueirêdo

Texto de Paula Nunes

Viçosa foi o segundo município a receber, nesta quinta-feira (25), palestras educativas que fazem parte da série de ações voltadas a educação sanitária, proposta pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), durante todo o mês de abril. As atividades fazem parte do trabalho de prevenção e defesa agropecuária em Alagoas, e buscam informar e estimular a mudança de hábitos nas comunidades de produtores rurais.

Os alunos do 9º ano da Escola Municipal São José, localizada na área urbana da cidade, que recebe 80% dos alunos da zona rural, receberam as duas palestras com os temas “Raiva dos Herbívoros” e “Sigatoka Negra”, ministradas respectivamente por Adauto Roriz e Silvio Cesar Barbosa, ambos fiscais agropecuários da Adeal. Durante toda a manhã, os estudantes aprenderam técnicas sobre os assuntos, para auxiliar os pais em suas residências.

No dia 29 deste mês, ainda em Viçosa, a mesma escola recebe as palestras, porém com alunos de outras turmas matutinas. A próxima palestra terá início às 9hs.

Já no dia 30 de abril, para finalizar a série de ação educativa, a atividade acontece em Boca da Mata, também a partir das 9hs. Os temas serão “Brucelose e Tuberculose”, e “Sigatoka Negra”, e será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major José Tenório de Albuquerque Lins, onde a maioria dos alunos é da zona rural.

O presidente da Adeal, Carlos Mendonça Neto, destaca a importância das atividades, afirmando que este é um trabalho de grande relevância para a prevenção de doenças e pragas em todo o estado. Educar as crianças, para que, transmitam aos seus pais e o produtor rural consiga identificar o problema. “A Adeal trabalha lado a lado do produtor, o que é primordial para termos uma defesa agropecuária forte”, disse.