Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sanidade Animal Brucelose

Brucelose

BruceloseDoenças infecto-contagiosas causadas pelas bactérias pertencentes ao gênero Brucela, do qual existem várias espécies, todas perfeitamente caracterizadas e distintas. Não são portanto uma única doença, mas várias, já que causadas por agentes etiológicos distintos, todas com sintomatologia também característica.

SINTOMAS: Febre, mal-estar, dor de cabeça, fraqueza, calafrios, dor nas articulações e perda de peso. Os sintomas tornam-se freqüentes quando não tratados e nos casos mais graves podem atingir o coração, rins e articulações.

CONTAMINAÇÃO: É transmitida através de contato com a pele, urina, fetos abortados, placenta, sangue, ingestão de leite cru e derivados de animais - gado bovino, ovelhas, cabras e coelhos - contaminados. A doença não é transmitida de pessoa a pessoa.

DIAGNÓSTICO: A confirmação é feita através de exames de sangue. O tratamento é feito com antibióticos específicos para combater a bactéria.

PREVENÇÃO: Controle da higiene do gado, vigilância sanitária do leite e derivados e desinfecção das áreas contaminadas, além de e vitar contato com animais contaminados.

TRATAMENTO: A vacina é aplicada somente uma vez em bezerras com idade entre três a oito meses. No Brasil é aplicada a vacina B19, por profissionais autorizados.

Atenção: A vacina só poderá ser comprada mediante apresentação de receita emitida por um veterinário credenciado.

Ações do documento
Apoio

banner_helpdesk_adeal.jpg